Publicado em 27 de outubro de 2025
Na continuidade da série “Mães que Inspiram”, que destaca histórias de famílias transformadas pela música, conversamos com Viviane Gomes de Azeredo, mãe do Enzo, aluno da Escola de Música e Cidadania. Ela compartilhou como a rotina da família ganhou novos significados a partir da chegada do projeto.
De que forma o projeto tem contribuído para o desenvolvimento do Enzo?
A participação do Enzo no projeto me traz muita alegria. Ele passou a ter mais concentração e foco, principalmente nos estudos. A música realmente despertou habilidades que estavam ali, só esperando uma oportunidade para florescer.
Vocês perceberam mudanças na rotina familiar depois que ele começou nas aulas?
Com certeza! Ver o Enzo tocando em casa, de forma espontânea, nos enche de felicidade, é como se trouxesse brilho e luz para as nossas vidas. Nossa rotina ficou um pouco mais agitada por conta dos deslocamentos até as aulas, mas fazemos tudo com prazer, porque acompanhamos sua evolução não só na música, mas também no comportamento pessoal e escolar. Isso nos mostra, na prática, o poder transformador da música.
Houve algum momento especial que marcou essa trajetória?
As apresentações coletivas e os recitais. Ele se sente parte de um grupo, e nós fazemos questão de estar presentes sempre que possível. Cada apresentação é um momento muito especial, para ele e para nós também.
Como você resumiria o que o projeto representa hoje para vocês?
Representa aprendizado, evolução e o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Um verdadeiro salto para o futuro dele.
Histórias como a do Enzo reforçam o compromisso da Escola de Música e Cidadania em transformar realidades e criar novas possibilidades para crianças e jovens através da arte, despertando sonhos, disciplina, talentos e muita esperança.



